Histórico
O Circo Espalhafatos surgiu em meados de 1996, com o objetivo de juntar um grupo de profissionais, que tinham como finalidade a difusão da Arte Circense e formar publico expectador. Formamos um grupo de estudos e exibição de habilidades circenses. Abordando o circo e suas faces: circo-teatro, de variedades, tradicional, contemporâneo e circo social.
A primeira década do Coletivo, e por sua característica e formação, optamos por tudo que se refere ao Circo-Teatro.
Curitiba funciona como ponto de parada de artistas remanescentes de Circo-Teatro e Teatro Itinerante, muito desses Artistas estabeleceu residência em Curitiba e a partir daqui, circulam com seus trabalhos artísticos, e assim, concluímos os primeiros 10 anos do grupo.
Com o tempo o Circo Espalhafatos foi enraizando e tornando referencia em produção e pesquisa de circo em Curitiba, novamente por característica de seu novo elenco na segunda década o circo espalhafatos migra de Circo-teatro para circo tradicional e abre um leque extenso de possibilidades e gera uma metamorfose em se falando de pesquisa e possibilidades de produção artística.
Com a chegada de Susi monte Serrat, Pedagoga, Cantora, Compositora e Instrumentista, agregaram musica ao vivo aos trabalhos do grupo, com Antenor Delfino Bonifácio (Mágico Délfus), a Mágica, que tem relevância na trajetória do circo tradicional e contemporâneo, com Fernando Saez (Palhaço PIRI), flautista, percussionista, de Marco Fernandes, malabarista e monociclista e a permanência de Vilma Fernandes, Partner e evolucionista e Jose Barbosa Alves (Palhaço Pipoca), Diretor e criador do grupo.
A cada novo projeto idealizado, a Trupe busca fortalecer e ampliar sua área de atuação revisitando lugares por onde passou e propondo cidades e Estados ainda não visitados; criando novas parcerias, tecendo redes de trocas artísticas com o público e grupos culturais.
É nessa perspectiva de rede que o Circo Espalhafatos empenha-se em intercambiar.
O Circo Espalhafatos cria, recria, inventa e move-se pela paixão das artes, do circo, do inovador, mas com um diferencial: um profissionalismo adquirido com muita experiência, dedicação e trabalho conquistado nesses anos de história e de reconhecimento.